Agência Rio de Notícias

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Email recebido - Odalice Priosti - Roda de lembranças Sepetiba -I jornada de formação em museologia comunitária.

Prezadas Magali e Bianca

Recebi de Hugues de Varine as " Notas de visita " - sobre a I Jornada em Museologia Comunitária / o caso de Sepetiba que transcrevo abaixo, traduzidas. Espero que todos os grupos que tem em comum o ideal de restaurar Sepetiba possam se unir para se tornarem ainda mais fortes e conseguirem sucesso . O Ecomuseu de Santa Cruz coloca-se à disposição de todos para colaborar na elaboração do Projeto.

Grande abraço.

Odalice

*************************************************************************
HdV / 26-11-09



Notas de visita

Ecomuseu da comunidade de Santa Cruz
22-29 outubro 2009

(...) O caso de Sepetiba
A visita aqo território e a Roda de depoimentos foi um dos momentos mais fortes das Jornadas. Há provavelmente naquele bairro bastante pessoas motivadas e competentes para construir um projeto comunitário de resistência e de participação para revitalizar /lançar o bairro ( pesca e lazeres) unindo-se a Zona Industrial de Santa Cruz e o conjunto habitacional de Nova Sepetiba.
O Ecomuseu de Santa Cruz poderia ajudar tal grupo a se formar e a elaborar um plano de ação?
Odalice me diz que há numerosas praias da Costa Verde que passam pelo mesmo problema de poluição. Não é possível evidentemente fazer um projeto para todas, mas ao menos no caso de Sepetiba poderia se fazer um projeto piloto ( " Sepetiba Limpa" ou "Sepetiba Verde") que mostraria o caminho às outras e traria lições de seu método de trabalho.

Eu me pergunto se seria completamente utópico propor às principais empresas industriais da zona de atividades de criar juntas uma fundação destinada a financiar a restauração do território de Sepetiba, a título de responsabilidade social dessas empresas e também para oferecer aos seus empregados um lugar de lazer e de férias.

Uma segunda etapa seria a de procurar inscrever o projeto SEPETIBA LIMPA no Plano Diretor Municipal do Rio de Janeiro como parte de um conjunto patrimonial de qualidade.

Enfim , um Ecomuseu de Sepetiba, diferente do Ecomuseu de Santa Cruz , mas associado a ele, e possuindo seus próprios recursos financeiros seria criado para levar e realizar esse projeto piloto.

Nenhum comentário:

Sociologia no youtube

Loading...