Agência Rio de Notícias

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Reificação

Pensando uma forma de explicar para minhas turmas o que é reificação, encontrei em um dicionário de sociologia ,bem antigo por sinal, uma definição interessante, e achei que deveria compartilhar.
Neste dicionário, a definição de reificação é a seguinte: é o processo de tomar uma ideia ou conceito e tratá-los como se fossem algo concreto e real. "Sociedade", por exemplo, é um conceito usado pela maioria dos sociólogos para descrever a organização da vida social.A sociedade não é algo que possamos tocar ,no sentido físico, material, nem "ver" ou  "experimentar" de alguma forma usando nossos sentidos.A sociedade também não é capaz de pensar, sentir ou agir, mas sim os indivíduos que fazem parte de uma determinada sociedade.
Ainda sim, as pessoas, nós, reificamos frequentemente a sociedade, referindo-se a ela como se fosse uma entidade viva, concreta, possuindo necessidades, vontades, intenções e comportamento, como se fosse um ser consciente que pode ser julgado culpado por vários resultados, não sei se estou exagerando, mas um exemplo disso é a citação de Rousseau, quando este afirma "todo homem nasce bom, e a sociedade o corrompe".
Não sei se isso irá servir para alguém, ou ajudar como me ajudou, mas achei a definição e o exemplo bastante úteis e ilustrativos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Me ajudou. Obrigado