Agência Rio de Notícias

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Geeeeeeeeennnnnnnnnnteeeeeeeeeee! Eu não estou postando quase nada, mas é culpa da inevitável falta de tempo característica da sociedade pós moderna e/ou contemporanea onde há uma compressão das sensações de tempo e espaço e onde a velocidade da informação é inacreditável rsrsrsrs Bem posto aqui essa citação belíssima de Saramago! Eita citação mais acertada! Eita homem mais sábio!


"O que chamamos democracia começa a assemelhar-se tristemente ao pano solene que cobre a urna onde já está apodrecendo o cadáver. Reinventemos, pois, a democracia antes que seja demasiado tarde".

José Saramago
Data: 28/06/2009 - Diário de notícias

3 comentários:

Carlos Pires disse...

Na "Apologia de Sócrates", de Platão, diz-se que as pessoas que julgam saber algo e afinal não sabem sofrem da pior forma de ignorância. Elas pensam que conhecem X mas não conhecem. Ou seja: a sua ignorância é dupla: ignoram X e ignoram a sua ignorância acerca de X. Mas como julgam saber não sentem necessidade de aprender.

Comparando-se com elas Sócrates considerou-se sábio, ou melhor, mais sábio que elas. Pois ele, ao admitir a sua ignorância acerca de X, estava mais próximo da verdade que essas pessoas. Estava menos enganado, menos iludido que elas.

Essa é uma das lições de Sócrates: reconhecer que não se sabe é o primeiro passo da aprendizagem, assumir que se tem um problema é o primeiro passo para solucioná-lo.
Não dar esse primeiro passo impede os outros: sem assunção não há resolução (daí que os Alcoólicos Anónimos comecem sempre por dizer "chamo-me Y e sou alcoólico").

Cumprimentos.

Carlos Pires disse...

Também gosto muito de ALEXANDRE O'NEILL:

Perfilados de medo, agradecemos
o medo que nos salva da loucura.
Decisão e coragem valem menos
e a vida sem viver é mais segura.

Aventureiros já sem aventura,
perfilados de medo combatemos
irónicos fantasmas à procura
do que não fomos, do que não seremos.

Perfilados de medo, sem mais voz,
o coração nos dentes oprimido,
os loucos, os fantasmas somos nós.

Rebanho pelo medo perseguido,
já vivemos tão juntos e tão sós
que da vida perdemos o sentido...

Carlos Pires disse...

vejo agora que me enganei no lugar dos comentários.

peço desculpa!